-
Arquitetos: Tamara Wibowo Architects
- Área: 500 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:KIE, Fernando Gomulya
-
Fabricantes: Forme, Fritz Hansen, Muzi Parquet, Quadra Surfaces, Toto, Wisma Sehati, Xing Fa Alumunium System
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa JT foi projetada para um casal americano e indonésio com duas filhas que passam parte do ano nos Estados Unidos. A casa foi pensada para acomodar suas atividades favoritas, como cozinhar em uma ampla cozinha e entreter os amigos ao redor de uma grande mesa de jantar, enquanto também desfrutam da intimidade e privacidade. A residência também serve como uma tela em branco para exibir uma das produções artísticas de sua filha e sua coleção pessoal de obras de arte. A construção está localizada em uma rua sem saída no sul de Jacarta. Em contraste com as ruas intrincadas e movimentadas do sul de Jacarta, a casa foi concebida para ser um volume simples e silencioso com uma identidade aconchegante, porém forte, através dos seus materiais e composição.
A casa possui dois limites, o primeiro é o portão de metal externo combinado com um muro de pedra escura e bruta que separa a rua e a casa, e o segundo é o muro com uma única porta que separa a garagem e o pátio interno para garantir a privacidade e a segurança ao interior da casa. Ao acessar a porta, o pátio interno é evidenciado com uma piscina de 15 metros de comprimento em cerâmica azul. A experiência de entrar na casa é moldada pelo longo corredor de entrada definido por uma parede de concreto aparente com as formas de madeira e o grande plano de vidro em um dos lados, enquanto é delimitada pelo hall de entrada revestido com madeira que marca o acesso da casa. O forro do hall revestido de madeira permeia os espaços internos para reforçar ainda mais a forte integração entre o exterior e o interior da casa. As áreas sociais estão dispostas em um conceito aberto no pavimento térreo.
Uma ampla cozinha com uma ilha central está localizada em direção à fachada da casa, mais próxima à área de serviço. A sala de estar foi posicionada em direção aos fundos da casa e se abre para um pequeno pátio iluminado, e a sala de jantar foi inserida entre estes dois ambientes, tornando-se o centro da casa. Todas os espaços sociais estão diretamente conectados às áreas externas, apenas separadas por planos de vidro contínuos, tornando a casa aberta e criando um fluxo de ar constante em toda a casa. Em contraste com a luminosidade e a amplitude das áreas de estar, a escada para o segundo pavimento foi projetada para ser mais escura e silenciosa à medida que nos dirigimos para as áreas privativas no pavimento superior.
O acesso ao jardim externo para trazer luz e ar fresco à casa também é incorporado a circulação do quarto para criar uma experiência confortável até mesmo no espaço mais corriqueiro. Uma varanda coberta pelo telhado de madeira configura um espaço externo protegido para cada quarto do pavimento superior. Esta varanda se funde a um jardim na fachada da suíte principal, tornando-se o espaço favorito para a família desfrutar a noite. A transparência presente em toda a casa cria uma relação ininterrupta entre o exterior e o interior da casa, enquanto fornece constantemente ar fresco e iluminação para o interior da casa. A privacidade é mantida por aberturas bem orquestradas.
A casa expressa as características naturais de seus materiais; paredes de concreto aparente com ripas de madeira e madeira teca com acabamento natural combinado com elementos refinados de aço preto, criando uma sensibilidade contemporânea, integridade e honestidade à arquitetura da casa.